Notícias

Even divulga Inventário de carbono 2011 e mobiliza fornecedores para reduzir emissões

COMUNICADO AO MERCADO

Even divulga Inventário de carbono 2011 e mobiliza fornecedores para reduzir emissões

São Paulo, 25 de maio de 2012 – A Even Construtora e Incorporadora S.A. – EVEN (BM&FBovespa: EVEN3), com atuação em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e foco nos empreendimentos residenciais de até R$500 mil, comunica aos Srs. Acionistas e ao mercado em geral que de divulgar seu segundo inventário de carbono. No ano passado, empresa foi pioneira no segmento da construção civil residencial, ao lançar seu inventário referente ao período de 2010. Este segundo relatório tem como destaque a verificação pela KPMG Climate Change & Sustainability Services, o que representa um avanço ao atestar que todos os cálculos foram conferidos e seguem as normas. “Isso garante ainda mais confiabilidade ao documento, já que a auditoria é feita por uma empresa especializada”, explica Silvio Gava, diretor executivo técnico e de sustentabilidade da Even Construtora.

No inventário de 2011, a empresa ampliou o volume de obras avaliadas, que passaram de 32 em 2010 para 52 em 2011. O objetivo é ter um índice cada vez mais capaz de refletir a realidade do negócio da empresa. Foram quantificadas emissões para os Escopos 1 (que envolve emissões diretas) 2 (emissões Indiretas da Energia Adquirida) e 3 (outras emissões indiretas), nas obras e também nos escritórios de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Também foi avaliada a primeira obra Melnick Even, no Rio Grande do Sul, e devemos expandir para todas as obras da região, em 2012.

Ao verificar que grande parte das emissões, mais de 98%, refere-se ao escopo 3, a Even iniciou um projeto para engajamento de seus fornecedores. Como parte dessa ação, no ano passado, a empresa reuniu 34 fornecedores para apresentar seu inventário e discutir o tema, destacando sua importância para a Even. “Pelo fato de a grande maioria das emissões serem provenientes das atividades de nossos fornecedores, acreditamos que essa é uma forma de contribuirmos para reduzir os níveis de emissão”, afirma Gava.

Segundo ele, esse contato com os fornecedores já permitiu mapear aqueles que fazem o inventário e os que ainda não trabalham nisso. “Ao apresentar o inventário e mostrar que o tema faz parte das nossas preocupações, impulsionamos os parceiros a olhar o assunto com mais atenção. Esse é um papel importante das construtoras: promover mudanças para minimizar o impacto gerado por todo o setor”, diz.

Também em 2011, a Even passou a calcular o orçamento de carbono por empreendimento lançado, incluindo essa informação em todos os anúncios publicitários. “É uma forma de ampliar a importância do tema para o consumidor e de dar a ele a possibilidade de comparar produtos, além de ser mais um estímulo para que todo o setor se mobilize para o assunto”, comenta.

Com parte de sua estratégia de sustentabilidade, a construtora também está intensificando as ações voltadas ao reaproveitamento de resíduos nas obras. Em 2011, aproximadamente, 70% dos resíduos foram desviados de aterro, frente aos 54% em 2010. “Os números mostram nosso esforço para garantir uma construção mais limpa e alinhada com as preocupações relacionadas ao meio ambiente”, destaca Gava. .

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.