Gestão de Riscos

Seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, em 2017 foi criada a área de Gestão de Riscos e Compliance (essa última incorporada, já presente na Even desde 2012). Seu objetivo foi elaborar o planejamento e assegurar a operacionalização da gestão de riscos em toda a empresa, atuando como facilitador e organizando os diversos agentes e iniciativas na gestão e mitigação de riscos corporativos. Além disso, atua como importante interlocutor entre o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração no que diz respeito ao tema de riscos e controles internos.

Em 2018 foi aprovada no Conselho de Administração (com assessoramento do Comitê de Auditoria), a Política de Gestão de Riscos, que tem por objetivo estabelecer as diretrizes e responsabilidades da gestão de riscos, especialmente para identificação e análise dos que possam afetar a empresa. Tem também como objetivo, estabelecer controles e procedimentos para monitoramento, de forma a prevenir sua ocorrência ou minimizar seu impacto.

A Even possui uma política de gerenciamento de riscos (“Política de Gestão de Riscos”) que abrange todos os processos, áreas e empregados, inclusive Conselho e Comitê de Auditoria. Ela contém diretrizes em relação ao processo de gerenciamento de riscos, à tipologia dos riscos a que a empresa está exposta, ao processo de comunicação, priorização, tratamento, consulta, monitoramento e análise relativo à gestão dos riscos. Tal política foi elaborada de acordo com as diretrizes da empresa e tem como fundamento as melhores práticas de mercado, o Regulamento do Novo Mercado e as normas emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”).

A última versão da Política foi aprovada pelo Conselho de Administração em maio de 2019 e é aplicável para todos os órgãos da administração e departamentos. A referida política encontra-se disponível no site de Relações com Investidores (https://ri.even.com.br/), na seção “Estatutos e Políticas”. A estrutura do gerenciamento de riscos se baseia no Modelo das Três Linhas de defesa:
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1ª linha: os gestores são responsáveis por gerenciar os riscos de sua área e ter propriedade sobre eles.
2ª linha: tem como objetivo apoiar a primeira linha de defesa, para que cumpram com suas responsabilidades, realizando o monitoramento dos riscos, fornecendo conhecimento e ferramentas adequadas para este processo.
3ª linha: tem como objetivo uma avaliação objetiva e independente da gestão dos riscos, controles e governança da organização. O processo é pautado em metrologias internacionais, tais como ISO 31.000:2018, COSO ERM e IIA.

A Estrutura Organizacional do Gerenciamento de Riscos

Em 2019 iniciamos o processo de elaboração do Mapa/Matriz de Riscos para identificação e monitoramento dos principais riscos que impactam a estratégia e as operações da empresa e de suas controladas. Com base na Política de Riscos, será implementada a governança necessária para acompanhamento e evolução dos riscos (KRI), além de garantir a redução de exposição dentro de níveis que forem aprovados pelo Conselho de Administração.

Desde 2016 possuímos o Comitê de Auditoria e o Comitê Financeiro, que, em conjunto com a Diretoria Executiva, e, principalmente com a Diretoria Financeira, principal responsável pela gestão financeira, busca a todo momento identificar, avaliar e proteger a empresa contra eventuais riscos financeiros.

Para diminuir os riscos de mercado, a Even possui também uma Política Financeira aprovada em reunião do Conselho de Administração, a qual visa assegurar o permanente cumprimento das obrigações financeiras, devendo ser observados critérios específicos para:

  • Mensuração e manutenção de um saldo mínimo de disponibilidades e aplicações financeiras (“caixa mínimo”);
  • Destinação deste saldo em investimentos financeiros permitidos;
  • Contratação de novos financiamentos.

Em dois momentos distintos, anteriormente ao estabelecimento de quaisquer obrigações para aquisição de terrenos e anteriormente ao lançamento de quaisquer empreendimentos, o Comitê de Investimentos e o Comitê de Lançamento, respectivamente, são convocados para aprovar as condições propostas pelas várias gerências. Durante essas reuniões, são examinados:

  • O produto proposto;
  • O projeto e custo de construção;
  • A viabilidade econômica;
  • Os termos comerciais e financeiros da proposta de compra, no caso de uma aquisição de terreno;
  • As condições comerciais e tabelas de venda, no caso de um lançamento;
  • A situação do terreno e/ou do empreendimento em seus aspectos legais e regulatórios.