Notícias

Empreendimento da Even é o primeiro residencial do Brasil a obter a Certificação AQUA na fase Realização

São Paulo, 21 de maio de 2013 – A Even Construtora e Incorporadora S.A. – EVEN (BM&FBOVESPA: EVEN3), com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e foco nos empreendimentos residenciais de a partir de R$250 mil, comunica que o empreendimento True Chácara Klabin, da Even Construtora e Incorporadora, é o primeiro residencial do país a conquistar a Certificação AQUA na fase Realização.

O selo, concedido pela Fundação Vanzolini, reconhece a adoção de práticas sustentáveis e prevê três etapas: Programa, que analisa o planejamento funcional e ambiental do edifício; Concepção, em que deve ser comprovado o Perfil de Qualidade Ambiental na elaboração do projeto executivo; e Realização, que atesta o atendimento a todas as categorias da certificação na execução da obra. “O True já foi o primeiro residencial de São Paulo a obter a certificação na fase Programa e o primeiro do Brasil, na fase Concepção. Agora repete o pioneirismo, no país, na conquista do selo na fase Realização, comprovando o ineditismo nas questões relacionadas à sustentabilidade”, afirma Silvio Gava, diretor-executivo técnico e de sustentabilidade da Even.

Para os clientes, os benefícios da certificação se traduzem em diversos aspectos, como:

  • Economia com água – segundo estudos a redução pode chegar a 27%, graças à adoção de soluções como redutores de vazão nas torneiras, reuso de água etc
  • Economia de energia – nas áreas comuns pode superar os 30% em função da adoção de iluminação automática ativada por sensores, a escolha de lâmpadas eficientes e a arquitetura privilegia a iluminação natural.
  • Facilidade na reciclagem dos resíduos – o empreendimento prevê um espaço no apartamento e no condomínio para armazenamento dos materiais s serem encaminhados para reciclagem.
  • Conforto térmico – o projeto contemplou a orientação do edifício, o posicionamento das janelas e o melhor aproveitamento da ventilação natural.
  • Conforto acústico – o empreendimento foi executado de forma a reduzir a interferência sonora entre os cômodos de cada apartamento.

Empreendedor AQUA
De acordo com o executivo, foi um grande desafio para a companhia, mas também um aprendizado enorme. Em agosto do ano passado, a companhia assumiu o compromisso de projetar todos os empreendimentos residenciais da cidade de São Paulo para que recebam a certificação AQUA, nas três etapas. “O True foi o primeiro a obter a certificação nas três fases, mas estamos trabalhando para repetir esse resultado em muitos outros empreendimentos”, afirma.

Além do True, a Even já certificou mais 16 empreendimentos na fase Programa. “Para nós a sustentabilidade deve ser incorporada à rotina da empresa, não aplicada apenas em projetos pontuais. Os grandes beneficiados com isso são os clientes”, destaca Gava. “Aos poucos os conceitos vão sendo incorporados ao setor e conseguimos acabar com a visão de que esses itens encarecem muito o projeto”, completa.

Além do maior conforto térmico e acústico, o True deve viabilizar economia de água e de energia. Estudos indicam que a redução dos gastos com água pode chegar a 27% quando comparado a empreendimentos em que não há qualquer preocupação com esse aspecto.

Auditoria e destaques
A certificação avaliou 79 requisitos de sustentabilidade, divididos em 14 categorias. A auditoria foi feita de maneira presencial por dois auditores sênior da Fundação Vanzolini, que analisaram minuciosamente por dois dias o trabalho desenvolvido pela Even e Inovatech. Ao final da auditoria, a construtora alcançou nível excelente em 6 categorias, destacando gestão da água, gestão de resíduos e manutenção do edifício, superior em 3 categorias e nível bom em 5 categorias, nível de atendimento acima do mínimo necessário para certificação.

“A Fundação Vanzolini atestou que a Even executou o projeto de acordo com as premissas de sustentabilidade certificadas nas fases Programa e Concepção”, afirma Luiz Henrique Ferreira, engenheiro civil e diretor da Inovatech, consultoria especializada que apoiou a Even na conquista da certificação.

Certificado AQUA
Adaptada a partir da certificação francesa HQE, a AQUA foi criada no Brasil em 2008 e é reconhecida internacionalmente por diversas entidades que fazem parte da SB Alliance. É operada exclusivamente pela Fundação Vanzolini, associada à Universidade de São Paulo e que é a maior certificadora nacional, atuando há mais de 15 anos na área da construção civil.

Sobre a Even
A Even é uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil. É a única empresa da construção civil a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa desde 2009. Com a abertura de capital, em abril de 2007, a Companhia expandiu rapidamente seus negócios e promoveu uma diversificação geográfica que possibilitou sua presença nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos últimos anos, a Even vem crescendo com uma acertada estratégia de comercialização, foco no resultado operacional e financeiro, conceito arquitetônico diferenciado de seus empreendimentos e superação das expectativas de seus clientes. Suas ações são negociadas no Novo Mercado, nível máximo de governança corporativa da BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob o código EVEN3.

Sobre a Inovatech Engenharia
Com a missão de trazer soluções de sustentabilidade para as construções, a Inovatech sempre se destacou por oferecer soluções sustentáveis inovadoras com foco em resultados. Criada em 2005, a empresa passou a contar, em 2007, com uma nova unidade de negócios: a consultoria para certificação de empreendimentos sustentáveis. Líder em consultoria AQUA e uma das idealizadoras do projeto Casa AQUA, a Inovatech tem como meta contribuir para tornar realidade a aplicação dos conceitos de sustentabilidade nas construções. Informações no site www.inovatech.eng.br

Informações à imprensa EVEN
Approach – (11) 3846-5787
Rafael Bonalda – rafael.bonalda@approach.com.br
Cintia Beck – cintia.beck@approach.com.br.