Desenvolvemos nossas atividades de incorporação e construção de empreendimentos imobiliários diretamente ou por meio de Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs), as quais são utilizadas como mecanismos para maximizar as suas atividades e resultados e a compra e venda de participação em empreendimentos.
As sociedades constituídas como SPEs têm como objetivo facilitar a contratação de empréstimos, visto que possibilitam a segregação de seu patrimônio do patrimônio da empresa por meio do Patrimônio de Afetação, minimizando os riscos para o financiador. Além disso, apresentam-se como um mecanismo mais eficiente para a realização de parcerias, deixando clara a participação de cada parceiro no empreendimento.
Em benefício a adoção do Patrimônio de Afetação, as SPEs são tributadas no Regime Especial de Tributação (RET).
Nossas receitas vêm principalmente da incorporação e venda de imóveis e, em menor proporção, da prestação de serviços de construção próprios e para terceiros.
Receita de Incorporação Imobiliária
São valores provenientes da venda de unidades dos empreendimentos lançados, incluindo correção monetária.
Utilizamos o método de POC (Percentage of Completion) para apropriar a receita dos nossos contratos de venda de unidades nos empreendimentos de incorporação imobiliária. O uso desse método requer que se estime os custos a serem incorridos até o término da construção e a entrega das chaves das unidades imobiliárias pertencentes a cada empreendimento, para estabelecer uma proporção em relação aos custos já incorridos, definindo assim a proporção de receita contratual a ser reconhecida.
No total da receita apropriada na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), considera-se incluso o valor de mercado das unidades permutadas para a compra do terreno. O mesmo valor é considerado no custo de terreno, assim, apesar do efeito nulo no resultado, poderá haver impacto significativo nos indicadores de margens, dado maior denominador para o mesmo resultado.
Receita de Prestação de Serviços
A receita de prestação de serviços decorre de taxas de administração cobradas sobre os serviços de gerenciamento e construção dos empreendimentos próprios e para terceiros.
Nossos custos decorrem principalmente da incorporação imobiliária e, em menor escala, do custo de serviços prestados.
Incorporação Imobiliária
São valores relativos aos terrenos e aos custos de construção, que incluem projeto, fundação, estrutura e acabamento, assim como os custos relativos a uma ampla variedade de matérias-primas e mão-de-obra própria e terceirizada.
Dentre os custos de incorporação imobiliária, destaca-se o referente à aquisição de terrenos. Ele pode sofrer significativa variação em decorrência das características de cada área, da região e do segmento do empreendimento a ser lançado. As formas de aquisição consistem em pagamento em dinheiro, permuta por unidades de seus empreendimentos presentes ou futuros, permuta financeira (parcela das receitas decorrentes da venda de unidades do empreendimento a ser desenvolvido no terreno), e a combinação de qualquer dessas formas.
A mão-de-obra representa aproximadamente 50% do custo total de construção. A outra parte fica por conta dos custos com matérias-primas, em que cada uma destas não é, isoladamente, significativa em relação aos nossos custos totais.
Trabalhamos constantemente no desenvolvimento de novas técnicas de construção e na utilização de insumos alternativos, buscando reduzir o aumento de custos sem perder qualidade. O que só é possível graças ao emprego de mão-de-obra capacitada e especializada em aprimorar o processo construtivo. Ainda que os preços de alguns insumos tenham tido aumento significativo nos últimos anos, acima da inflação, o grande número de insumos empregados na atividade construtiva atenua eventuais efeitos. Além disso, os recebíveis são reindexados pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), atenuando tais variações.
Em média, a evolução dos custos de construção é empregada conforme a tabela a seguir:
Período de Construção (em meses) | Percentual de Custo Incorrido (1) |
---|---|
1º ao 6º | 15% |
7º ao 12º | 25% |
13º ao 18º | 35% |
19 ao 24º | 25% |
(1)Não incluindo o custo para aquisição dos terrenos.
Nossas despesas operacionais incluem gastos com vendas e despesas gerais e administrativas.
Despesas com vendas
Estão inclusos gastos com montagem dos stands de vendas, decoração do apartamento modelo de cada um dos empreendimentos lançados, comissões sobre vendas, ações de marketing e publicidade. Tais despesas podem ser diferidas para serem apropriadas ao resultado com base no percentual de evolução física ou financeira do respectivo empreendimento a que se relacionam.
Despesas gerais e administrativas
Essas despesas incluem os seguintes itens:
- Serviços terceirizados de auditoria, consultoria, advocatícios e outros;
- Remuneração aos empregados e encargos sociais;
- Aluguéis e demais despesas com escritório;
- Honorários da administração e encargos sociais;
- Despesas societárias, incluindo a publicação de atas e demonstrações financeiras;
- Despesas legais, incluindo os serviços prestados por cartórios e pela junta comercial;
- Despesas com cobrança e serviços terceirizados.