Seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, em 2017 foi criada a área de Gestão de Riscos e Compliance. Seu objetivo é atuar como facilitador criando agentes multiplicadores e iniciativas na gestão e mitigação de riscos corporativos. Além disso, a área possui papel fundamental como interlocutor entre o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração no que diz respeito aos temas de riscos, controles internos e compliance.
Em abril/2024 foi atualizada e aprovada a Política de Gestão de Riscos no Conselho de Administração, contendo as principais diretrizes em relação ao processo de gerenciamento de riscos, à tipologia dos riscos a que a empresa está exposta, ao processo de identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação dos riscos, visando dar transparência à administração para minimizar o impacto de perdas em um nível aceitável para a Companhia. O documento foi elaborado de acordo com as melhores práticas de mercado, o Regulamento do Novo Mercado e as normas emanadas pela Comissão de Valores Mobiliários, ISO 31.000/2018 e COSO ERM e abrange:
- Membros do Conselho de Administração e integrantes dos Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração;
- Colaboradores;
- Estagiários e Jovens aprendizes e
- Profissionais especializados, eventualmente contratados pela Even para representá-la.
_
A Estrutura Organizacional do Gerenciamento de Riscos
No que tange ao tema relacionado a Compliance, a área tem por objetivo assegurar que todas as operações e conduta da companhia estejam em conformidade com as leis, regulamentos, normas internas e externas. Isso envolve prevenir infrações, promover a cultura de integridade por meio de ações que envolvem treinamento, monitoramento e reporte.
Acesse as políticas da área de Gestão de Riscos e Compliance na íntegra na seção “Estatutos e Políticas“.