A Even possui, entre outras, as seguintes vantagens competitivas:
Atuação nos mercados mais relevantes do Brasil. A Even está posicionada nos mercados que acredita ser de maior relevância no Brasil em termos de renda e demanda habitacional: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que juntos representam 50% do PIB de 2015, segundo dados do IBGE. Nessas praças a Companhia possui operações consolidadas com conhecimento dos mercados locais, aproveitando da experiência e reputação agregada nessas regiões, o que lhes propicia amplo conhecimento das especificidades e regulamentações em cada uma delas e, consequentemente, maior eficiência para a aprovação, licenciamento e desenvolvimento de seus empreendimentos imobiliários
Modelo de negócios verticalizado. As atividades de incorporação imobiliária da Even são completamente integradas, o que permite administrar e controlar todos os estágios, incluindo o processo de aquisição de terrenos, planejamento, desenvolvimento, vendas e construção, com equipes especialmente treinadas em cada uma dessas etapas. A atuação em todas as etapas de seus negócios os permite controlar e manter, com eficiência, a qualidade em todos os empreendimentos e ampla capacidade de execução, agregando valor à sua marca e contribuindo para a obtenção de melhores resultados. A Companhia possui força de vendas própria alocadas exclusivamente para comercialização de produtos Even. Um dos principais fatores do sucesso de nosso modelo verticalizado é o fato da Even possuir, desde 2006, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), consolidado em suas operações, integrando departamentos e filiais e automatizando o armazenamento de todas as informações relativas aos seus negócios.
Base diversificada de produtos e capacidade de execução comprovada. A Even conta com amplo histórico de sucesso no desenvolvimento de empreendimentos para diversos segmentos: acessível, emergente, médio, médio-alto, alto e comercial. Dessa forma, a Companhia acredita que pode capturar as melhores oportunidades de negócio de cada localidade, ter flexibilidade para atender à demanda potencial e reduzir sua exposição em segmentos específicos quando necessário. A diversificação permite a companhia oferecer produtos mais adequados às diversas faixas de renda com uma melhor relação custo benefício para seus clientes.
Emprego de práticas sustentáveis e inovadoras. A Companhia acredita que seu compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras permitirá criar uma base sólida para crescimento das operações no longo prazo. Essas práticas trazem impactos positivos no desenvolvimento de produtos, imagem e força das marcas além de proporcionarem eficiência produtiva e redução de custos. Em 2011 foi a primeira empresa do setor a divulgar o seu inventário de carbono, compartilhando sua metodologia com o mercado.
Management reconhecido e comprometido, alinhado com modelo de gestão baseado em meritocracia. A Even tem um time de executivos profissionalizado, comprometido com seu desenvolvimento sustentável e com a maximização de resultados. O modelo de gestão busca alinhar a administração aos interesses dos acionistas através de cultura de meritocracia e um modelo de remuneração variável que privilegia crescimento, resultados, eficiência em custos e inovação. Essas características contribuem para a obtenção de resultados consistentes, alinhando crescimento à correta atenção aos riscos inerentes às nossas atividades, e se reflete em baixo turnover.