Gestão de Riscos

A Even dedica especial atenção ao controle dos riscos de seu balanço e de seus empreendimentos advindos de sua atividade empresarial e condições macro econômicas. No Comitê Financeiro da Companhia, realizado periodicamente, são examinados, entre outros assuntos, (i) projeções de fluxo de caixa e indicador de alavancagem, (ii) o comportamento dos empreendimentos já lançados em relação aos parâmetros econômico-financeiros (margens e retorno sobre o capital investido) dos estudos realizados e aprovados anteriormente ao lançamento, (iii) o impacto de variações de parâmetros comerciais (preços e velocidade de vendas) na rentabilidade e no fluxo de caixa dos empreendimentos, (iv) o financiamento dos empreendimentos (taxa de juros e volume financiado) e (v) o seu custo de capital.

Em dois momentos distintos, anteriormente ao estabelecimento de quaisquer obrigações para aquisição de terrenos e anteriormente ao lançamento de quaisquer empreendimentos, o Comitê de Investimentos e o Comitê de Lançamento, respectivamente, são convocados para aprovar as condições propostas pelas várias superintendências da empresa. Durante essas reuniões, são examinados (i) o produto proposto, (ii) o projeto e custo de construção, (iii) a viabilidade econômica, (iv) os termos comerciais e financeiros da proposta de compra, no caso de uma aquisição de terreno, (v) as condições comerciais e tabelas de venda, no caso de um lançamento, e (vi) a situação do terreno e/ou do empreendimento em seus aspectos legais e regulatórios.

A Even conta com três diretorias executivas ligadas à Presidência:

  • Diretoria Executiva Técnica
    Define diretrizes para a área técnica da empresa, viabilizando a execução dos projetos de construção da Even, em consonância com as estratégias da empresa de satisfação dos clientes em qualidade, prazo e inovação. Desenvolve relacionamento com os stakeholders, com o objetivo de alcançar as metas de satisfação do cliente, participação de mercado e receita definidos pela empresa.
  • Diretoria Executiva de Incorporação
    Estabelece a estratégia de incorporação da Even, integrando as melhores oportunidades de negócio às estratégias da empresa e dos clientes, com o objetivo de cumprir as metas financeiras e de participação de mercado definidos pela presidência e conselho da companhia.
  • Diretoria Executiva Financeira e de Relações com Investidores
    É responsável pela direção e controle das atividades relacionadas à controladoria e finanças, contabilidade e relacionamento com investidor. Fornece informações e suporte necessário para a tomada de decisões, de acordo com a legislação, a fim de garantir a saúde financeira da empresa e a consecução dos objetivos de negócio a curto, médio e longo prazo.