Como avaliar a Even

Estrutura Societária

A Even desenvolve suas atividades de incorporação e construção de empreendimentos imobiliários diretamente ou por meio de SPEs, as quais são utilizadas como mecanismos para maximizar as suas atividades e resultados e a transferência de seus negócios.

As sociedades constituídas como SPEs têm como objetivo facilitar a contratação de empréstimos, visto que possibilitam a segregação do patrimônio das SPEs do patrimônio da Companhia, minimizando os riscos para o financiador. Além disso, apresentam-se como um mecanismo mais eficiente para a realização de parcerias, restando clara a participação de cada parceiro no empreendimento.

Principais fontes de receita

A receita da Even decorre principalmente da incorporação e venda de imóveis (cerca de 95%) e, em menor proporção, da prestação de serviços de construção próprios e para terceiros (cerca de 5%).

Receita de Incorporação Imobiliária

A receita de incorporação imobiliária inclui os valores provenientes da venda de unidades dos empreendimentos da Companhia, incluindo correção monetária e excluindo juros para os empreendimentos com vendas a prazo.

Receita de Prestação de Serviços

A receita de prestação de serviços decorre de taxas de administração cobradas sobre os serviços de gerenciamento e construção dos empreendimentos próprios e para terceiros.

Custos de vendas e serviços prestados

Os custos da Even decorrem principalmente da incorporação imobiliária e, em menor escala, do custo de serviços prestados.

Incorporação Imobiliária

Os custos de incorporação imobiliária compreendem os custos relativos aos terrenos e aos custos de construção, que incluem projeto, fundação, estrutura e acabamento, assim como os custos relativos a uma ampla variedade de matérias-primas e mão-de-obra própria e terceirizada.

Dentre os custos de incorporação imobiliária, destaca-se o custo referente à aquisição de terrenos. Esse custo pode sofrer significativa variação em decorrência das características de cada um dos terrenos, da região e do segmento do empreendimento a ser lançado. As formas de aquisição de terreno consistem em pagamento em dinheiro, permuta por unidades de seus empreendimentos presentes ou futuros, permuta financeira (em que uma parcela das receitas decorrentes da venda de unidades do empreendimento a ser desenvolvido no terreno é repassada ao seu vendedor), e a combinação de qualquer dessas formas.

A mão-de-obra representa aproximadamente 50% do custo total de construção. Os 50% restantes ficam por conta dos custos com matérias primas, onde cada uma destas matérias-primas para a construção dos empreendimentos imobiliários não é, isoladamente, significativa em relação aos custos totais da Even.

Em média, a evolução dos custos de construção são empregados conforme a tabela a seguir:

Período de Construção (em meses) Percentual de Custo Incorrido (1)
1º ao 6º 15%
7º ao 12º 25%
13º ao 18º 35%
19 ao 24º 25%

(1)Não incluindo o custo para aquisição dos terrenos.

Despesas operacionais

As despesas operacionais da Even incluem as despesas com vendas e as despesas gerais e administrativas.

Despesas com vendas

As despesas com vendas incluem gastos com montagem dos plantões de vendas (estandes de vendas), decoração do apartamento modelo de cada um dos empreendimentos lançados, comissões sobre vendas, propagandas e publicidade. Tais despesas são diferidas para serem apropriadas ao resultado com base no percentual de evolução física ou financeira do respectivo empreendimento a que se relacionam.

Despesas gerais e administrativas

As despesas gerais e administrativas incluem, principalmente, (i) serviços terceirizados de auditoria, consultoria, advocatícios e outros; (ii) remuneração aos empregados e encargos sociais; (iii) honorários da administração e encargos sociais (iv) despesas societárias, incluindo a publicação de atas e demonstrações financeiras; (v) despesas legais, incluindo os serviços prestados por cartórios e pela junta comercial; e (vi) despesas com cobrança, serviços terceirizados.